quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Enquanto isto na Italia...

A Gabi ficou em Paris por mais duas semanas para depois retornar ao Brasil, e eu segui viagem. Agora para a Itália, sonho antigo é verdade... mas foi graças ao empurrãozinho da Karina e do Lucas (ela minha amigona desde época de colégio), que eu comprei a passagem e fui conhecer a casa deles na Itália, na cidade de Cesena. Eles estariam no Brasil, de férias, então disponibilizaram a casa pra eu tomar como base e conhecer outras cidades da Itália.
Agora eu estava sozinha na estrada, uma mistura de adrenalina e emoção. Ainda em Paris, na casa da Gabi, eu tirava algumas horas por dia para organizar minha viagem, já estava tudo programado...hosteis reservados e datas agendadas. Nestes meses de alta temporada tava tudo lotado, então reservei tudo com antecedência, conseguindo hosteis bem localizados a preços ótimos.
Cesena ficava num lugar que parecia distante olhando no mapa...mas seguindo todas as instruções da Ka, consegui depois de avião, trem e caminhada, chegar na pitoresca cidade onde a Ka e o Lucas moram. Daí entendi porque eles não querem mais sair de lá...um encanto de cidade! Daquelas bem italiana, com ruelas estreitas, flores nas janelas e todos andando de bicicleta...falando alto e fazendo saudações. Peguei a bicicleta da Ka, que tinha cestinha e tudo e saí pedalando...fui me perdendo e quanto mais eu me perdia mais eu gostava...fui descobrindo as sorveterias, os bares, o mercado, a internet, a igreja, a avenida principal, as edificações históricas, os cafés...
A minha vontade era ficar mais tempo em Cesena, mas o meu tempo já não era tão longo e eu tinha um bucado de cidades pela frente...
Então peguei o trem e fui para Veneza. Que emoção!! Eu estava em Veneza, eu não acreditava...Peguei o telefone público e liguei para o Mané e falei que eu estava na Barra da Lagoa da Europa...e ele só ria.
Fiquei num Hostel Camping, o quarto que reservei era uma tenda de lona (uma barraca grande) com dois beliches, mas as pessoas da recepção foram com a minha cara e me botaram sozinha num bangalô com ar condicionado e banheiro privativo, pelo mesmo preço, não reclamei. O Hostel Camping tinha uma super estrutura...piscina, supermercado, restaurante, internet...mas não deu tempo de aproveitar muito, pois eu passava os dias me perdendo em Veneza que é indescritível, só indo lá pra ver o quanto ela bonita, exótica e apaixonante.
Deixei Veneza maravilhada, e fui de trem para Florença. Esta cidade sim, eu criava muita expectativa, tantas vezes me imaginei lá, e agora era verdade, eu estava em Florença!
Fiquei novamente em um Hostel Camping, desta vez fiquei mesmo na tenda, e por sorte me colocaram numa sozinha. O Hostel Camping para quem não conhece tem uma estrutura igual a um hotel cinco estrelas, a única diferença é que se dorme em barracas de lona com beliches e o banheiro é um único para todos (feminino e masculino separado). Experiência aprovada, noites super confortáveis.
Realmente Florença é um museu á céu aberto...as esculturas em mármore branco são coisas surpreendentes, foram esculpidas superdimensionadas e com as proporções perfeitas a de um corpo humano. Florença é uma cidade mágica, cada esquina tem um detalhe para observar, as construções são todas em pedra e robustas, criando um estilo bem particular. Caminhei em todos os cantos possíveis, os sorvetes...provei quase todos os sabores, só para ter certeza se é mesmo o melhor sorvete do mundo...por enquanto para mim era!
Depois de Florença, peguei novamente o trem e fui para Cinque Terre, que é um Parque Nacional, famoso pela sua trilha a beira de um penhasco que passa por cinco vilas, todas com casinhas coloridas encrustradas nas montanhas, um visual realmente diferente de tudo o que eu já tinha visto, um lugar que parecia um sonho!
Fiquei num hostel nas montanhas...uma delícia, parecia uma fazenda, parrerais por todo o lado e cheirinho de pão no forno logo cedo. Eu pegava um ônibus (Green Bus)que levava quinze minutos para chegar no Parque, este caminho já tirava meu fôlego, o ônibus tinha que descer o penhasco sinuoso em ruas estreitas, eu olhava atentamente para baixo, o mar azul cristalino dominava a cena. Chegando no Parque eu tinha a opção de seguir as cinco vilas de trem, ou caminhando. No primeiro dia optei ir de trem, fui curtindo o visual, em alguns trechos o trilho passava por túneis dentro das rochas e o restante da viagem o trilho ficava na beira do penhasco, com o mar Mediterrâneo ao seu lado. Na volta fui parando em todas as vilas, descia do trem e ia conhecer a fundo estes lugarejos que são fantásticos, realmente incríveis!
No outro dia fui caminhando através da trilha, que é totalmente cercada e orientada, os visuais são maravilhosos, de um lado a montanha verde com casinhas umas coladas nas outras, e no outro lado o mar. Peguei dias com chuvas e mesmo assim fiquei encantada, imagina curtir este lugar com sol...com certeza vou voltar...e com o Mané.
Era hora de ir, deixei Cinque Terre pensando que poderia ter curtido mais, com certeza é um lugar para se ficar no mínimo cinco dias, para poder também aproveitar as praias. Agora eu ia seguir para o meu destino final, Roma, mas antes fiz uma parada em Pisa, para ver a Torre e conhecer a cidade de Lucca, que é uma cidade Medieval toda murada, e com as edificações em pedra.
A Torre de Pisa é realmente um espetáculo, ela é torta mesmo, e a noite é mais bonita ainda por ser toda iluminada, a cidade não tem grandes atrativos, o que realmente faz ela ser famosa é ver a Torre e ter a sensação de que ela vai cair.
Lucca é uma cidade encantadora, está a meia horinha de Pisa, cheguei bem cedo e aluguei uma bicicleta já na entrada principal da cidade e passei o dia todo pedalando. É muito interessante, porque para qualquer direção que você pedala, ao chegar nos extremos , sempre vai dar de cara com o imenso muro que limita a cidade. E dentro das muralhas tem uma cidade que parece cenário de filme, só falta mesmo as carruagens e as mulheres com aqueles vestidos enfeitados e leque na mão.
Roma! Cidade impressionante, as ruínas do império Romano estão espalhadas por toda cidade fazendo dela um monumento, é assim que se pode descrever Roma, ela por si só é um monumento!
O Coliseo foi para mim, a ruína mais impressionante que vi em toda a viagem, e sabendo de tudo o que se passou ali, se torna muito mais emocionante olhar para ela! Para tudo que se olha nesta cidade é uma emoção, a grandiosidade das edificações parece que torna o ser humano pequeno, e assim você começa a imaginar como e por quanto tempo as edificações foram esculpidas de uma maneira tão perfeita, sem máquina, somente com a mão e força humana.
Mais uma etapa da viagem foi finalizada, eu tinha feito a minha Europa, satisfeita e feliz agora eu seguiria novamente para Portugal, ao encontro do meu Amor.
Obrigada Ka e Lucas!
Obrigada Mami e Papi, que estiveram comigo viajando junto!
E obrigada Amor da minha Vida!
Obs/ em breve video com fotos.

5 comentários:

Fly disse...

Nossa, me emociono de ler isso!!!
Como Itália deve ser encantadora! Cada lugar que se vai parece que te transporta neh? Pra outros tempos... deve dar uma nostalgia de algo que a gente nem sabe bem oq é! Sinto isso te lendo, imagina isso tudo ao vivo??
SONHO!!!!
Incrível Rafinha!
Emocionante mesmo!

Fora a força que provavelmente descobrisse em ti mesma, conhecendo esses lugares todos sozinha! Sei que é muito melhor quando se tem alguém ao lado pra compartilhar vistas tão deslumbrantes, mas tbm se ver independente pra realizar os próprios sonhos, não tem preço!

Ai, não sei se tô sensível hj (acho que não pq minha TPM já passou hahaha) mas tô quase chorando aqui lendo tudo isso. Por saber o quanto tu querias, por imaginar o quanto tais realizada, por saber que é possível, enfim... é muito especial! :)

E lendo a história de vcs pelo Cameron, nossa, tem mais é que virar livro!!! Vcs são exemplos!!! :)

Tudo de mais lindo por aí, que bom que ainda tem mais!!! :D
Beijão!!!

MAMI disse...

Mana,

Fiquei muito emocionada lendo o teu texto.
Realmente, de longe, viajei contigo, sentindo todas as emoções e sensaçõees que bela Italia pode proporcionar.
Beijos no coração, com muita saudade.

Mami e Papi disse...

Mana e Mané.

A reportagem da Revista Claudia ficou ótima.
Estamos muito orgulhosos de vocês.

Beijos

Juli disse...

Rafaaaa...
Fui domingo na casa da tia.. entregar o convite aquele...
Ela e o tio me mostraram, com um orgulho enormeeee, a reportagem da revista...
ADOREIII MUITOOO, e fiquei orgulhosa tb! Tipo: é minha prima ó!!!!
E achei o texto fabuloso... pq a gente que conhece vcs sabe que tudo o que eles escreveram descreveu com perfeitoção vcs dois!!!Nos mínimos detalhes!!!
Fiquei feliz tb com a noticia de que estarão a tempo do casório!!! Espero vcs com as novidades.. que são muitas né!
Saudadesss
BEijossssssss

Karina e Lucas disse...

Amiga, eu é que agradeço a amizade e o carinho infinitos e incondicionais. A casa e a hospedagem na Itália foram só um brinde! Quando quiserem, sabem que as portas estão abertas, assim como os nossos corações para os grandes e verdadeiros amigos como vocês! Um grande beijo e espero revê-los neste fim de semana, antes de retornar para a Bella Italia! ;) K&L