terça-feira, 24 de maio de 2011

Notícias de Saint Maarten

Era sete horas da manhã, mais uma noite com chuva e vento forte, era o quinto dia consecutivo que chovia e também o quinto dia tentando consertar o motor do barco. O motor do nosso veleiro é um motor de carro à diesel, diz o Mané...motor de Kombi, e graças ao curso que ele fez em Floripa de motor marítimo e também por ser curioso, finalmente estávamos colocando o "bichinho" pra funcionar. Foi aquela alegria quando ele pegou...foi feito de tudo, foram cinco dias direto trocando peças, desmontando outras e revisando todo o sistema e eu ajudando como podia, pegando ferramentas e limpando o óleo que escorria para a sentina.

Bom...deixa eu começar pelo começo: Compramos nosso veleiro!!!!! Achamos nosso veleiro em Saint Maarten, Caribe, e graças a ajuda dos amigos Dani, amigão de Ponta das Canas que mora aqui com a família num veleiro (www.veleiromema.blogspot.com), e Cameron, nosso amigo e capitão das antigas aventuras no Morning Calm, pudemos realizar nosso antigo sonho de ter um veleiro só nosso!!! Na verdade dizemos que foi o veleiro que nos encontrou e não nós que o encontramos, pois como muitos acreditam, veleiro também tem alma, e ele estava abandonado esperando um casal que tivesse coragem e determinação para colocá-lo novamente ao mar. O "Revelator" nome do veleiro que compramos, tem sua história, ele ano passado no mês de setembro, aguentou durante 12 horas um rebocador de um lado e outro veleiro do outro, no meio de um furacão com ventos de 200 Km/h, deixando alguns rombos na proa e na junção do casco com o convés. Os danos foram mais estéticos, nada abalou a estrutua, e por conta disto, o veleiro foi colocado a venda a um preço muito acessível, ou melhor dizendo, absurdamente barato. O trabalho de fibra a ser feito no veleiro está tranquilamente dentro da possibilidade do Mané fazer, e o resto é nada mais nada menos manutenção que todo e qualquer veleiro necessita antes de se aventurar pelo mar. Here we are!!! Colocando a mão na massa para deixar o nosso "Brava" nome que iremos trocar, em homenagem à sua bravura em aguentar no meio de um furacão, toneladas no peito. She is Brave!!!! O veleiro tinha que ser nosso, ele tem um vaso de manjericão (o Mané ama colocar manjericão no comida, sempre tivemos plantado na sacada do apartamento) e um pote gigante de milho de pipoca (eu amo pipoca e sempre tenho em casa ou no barco), sem falar que o veleiro tem todas as características que sempre elegemos como importantes e fundamentais quando comprássemos um. A nossa casa flutuante é realmente uma casa, maravilhosa, com tudo que uma casa tem e ainda mais...um quintal para o mundo!!

Faz um mês que cheguei em Saint Maarten, o Mané faz mais de dois meses...enquanto eu terminava a construção da nossa casa em Florianópolis, ele estava aqui trabalhando e de olho no veleiro. Nosso planejamento é terminar a reforma do Brava para mais ou menos dia 15 de junho zarparmos em direção á Curação, antes...parando nas ilhas que fazem parte do Caribe. A temporada de furacão inicia em julho e queremos estar bem longe com o nosso Brava. Estamos muito atarefados e concentrados na reforma, já fizemos a troca de 80% da instalação hidráulica, trocamos quase 90% da iluminção tradicional para as LEDS (economia de energia), reformamos o dingue que estava murcho e todo furado, consertamos o motor do dingue...um 25 hp, e o motor do veleiro, que foi até agora a parte mais trabalhosa, além de muitos projetos e compra de ferramentas e equipamentos. Se o tempo permitir, iremos tirar o Brava da água esta semana para podermos dar início no trabalho de resina, troca do estaiamento, instalação da bimini com o novo painel solar, pintura do envenenado no casco e troca de baterias. Isto são tarefas essenciais para que possamos zarpar, o resto faremos com tempo e calma. Ahhhhhhhh, compramos também uma churrasqueira portátil, essa não podia faltar! Colocamos algumas fotos do nosso veleiro que é projeto do Robert Perry, um conceituado projetista que se destaca em projetar veleiros de cruzeiro com bom desempenho e segurança. A marca do veleiro, digamos assim, é um Tatoosh 42 pés, com plataforma de popa que deixa o veleiro com 44 pés. Bom...acho que deu para dar uma idéia do que está acontecendo por aqui...

Aguardem que ainda tem muita aventura pela frente!
Abraço aos amigos!!

7 comentários:

Mami e Papi disse...

O BRAVA que nos aguarde.....até Curação.

Hasta la vista muchachos

SDA - Surfing Division Accessories disse...

Parabéns ao casal!
E que venham novas e grandes experências aos amigos.
Continuem levando a amizade e toda essa energia positiva a cada canto do mundo, agora, acompanhados pelo Brava (demais essa "casa").
Mané, tu és o cara! hahaha...
Bom trabalho, vai ralando porque quem trabalha Deus ajuda! E boa sorte, torcemos daqui, para que dê tudo certo e que na sequência, tenham ótimas viagens!!!
Abraços;
Henrique Israel

Manu e Mauricio disse...

Parabéns!!!! Aproveitem cada momento e se cuidem!!! Bjao e Saudades

estaleiro artesanal disse...

Rafinha, enviei um e-mail em busca de noticias e lembrei de olhar novamente o blog e que coisa legal... Traz uma alegria tão grande saber de voces realizando um sonho tão grande...

Beijão, um abraço apertado, votos de muita felicidade!

Cleide disse...

Mané e Rafa...

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.
Continue andando e fazendo.
O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.
A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.
Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.
Então continue andando e fazendo. Não desperdicem a base que vocês já construíram. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.
Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.
Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!
Estamos muito felizes por vcs.. Sempre em frente ..Bons ventos..
Um beijo grande da Clê, Rapel e Isa..

Anônimo disse...

lindos!!!!!!! parabéns!!!!!!!!!!!!!!
Continuem BRAVOS.... SONHOS.... e sempre agradecidos a Deus!!!!! Vale a pena lutar.... lutar, errar acertar!!!!! enfim viver e poder sonhar em ter como eu tenho meus filhos, minhas noras e a nossa princesinha LUIZA!!!!! o que mais poderia pedir a Deus???????? somente que ele continue cuidando de vcs todos como tem cuidado!!!!!
com amor
mãe e ninha

marcosvela disse...

Parabéns Mané e Rafinha!
Si lo puedes soñar, lo puedes lograr... sin duda!
Agora que o blog voltou a atividade para o qual foi criado, postem as novidades para que os amigos possam compartilhar!
Beijo no coração de voces!
Marcos Fonseca